Regeneração de óleos dielétricos não contaminados com PCBs

Este processo tem como objetivo regenerar as propriedades dielétricas de óleos minerais isolantes usados e descontaminados (não contaminados com PCBs).

O óleo proveniente da unidade de descontaminação de óleos com PCBs, e ou óleos usados proveniente de terceiros são armazenados em um tanque de estocagem.  Este óleo será retirado por meio de bomba centrífuga e enviado à unidade de regeneração. Dentro desta unidade, o óleo será enviado para um aquecimento elétrico que irá aquecê-lo até 65º C, e posteriormente enviado para um filtro, tipo cesto, onde serão retirados os sólidos de até 30 mícrons (o efluente gerado nesta fase composto por óleo com traços de partículas sólidas, retornará ao início do processo, sendo que os sólidos retidos pelo elemento filtrante serão destinados juntamente com o elemento filtrante, em empresas devidamente licenciadas).

Em seguida, o óleo é enviado para as colunas de regeneração onde a parte oxidada do óleo será adsorvida em argila. O produto adsorvido gerado nesta fase terá como destino o reprocessamento na própria unidade (este produto é retirado em bateladas e introduzido no início do processo). O processo de reativação da argila será feito através de uma corrente de ar aquecido, e as emissões gasosas provenientes desta reativação serão lançadas na atmosfera após filtragem em leito de carvão ativado.

Após passar pelas colunas de regeneração, o óleo passa por um filtro fino, tipo cesto, onde serão retirados sólidos de até 0,5 mícron. O efluente gerado nesta fase, composto por óleo com traços de partículas de sólidas terá como destino o reprocessamento na própria unidade, retornado ao início do processo. O óleo processado segue para uma câmara a vácuo que irá desidratar o óleo até valores abaixo de 35ppm. As emissões geradas nesta fase terão como destino a atmosfera, após filtragem em um filtro instalado a jusante bomba de vácuo. Este filtro, quando saturado, será destinado em empresas devidamente licenciadas.

Em seguida, o óleo regenerado é enviado por uma bomba de engrenagem para ser armazenado em um tanque. Poderá ser necessário mais de um ciclo para o perfeito enquadramento do óleo nas especificações do cliente, dependendo das condições de oxidação do óleo inicial. Terminado este processo são feitas as análises físico-químicas para verificação das suas propriedades e sendo confirmado o atendimento das especificações o óleo estará pronto para ser utilizado.